16/07/2025

BTO: como a terceirização estratégica impulsiona empresas tech

Por Renato Halt, Co-Founder da B2Finance

A inovação está no DNA das empresas de tecnologia, e, de maneira geral, o setor está um passo à frente quando o assunto é eficiência operacional. Sendo assim, o crescimento sustentável de negócios tech não depende apenas da otimização de processos, mas da transformação estratégica de processos com foco em inovação, trazendo ganhos estruturais, não só operacionais. É nesse contexto que o BTO (Business Transformation Outsourcing) pode impulsionar os resultados de empresas do segmento tech.  

Trata-se de ir além da terceirização de processos para redesenhar modelos de negócio para solucionar desafios que comprometem o crescimento, como a descentralização dos processos e dificuldade em focar no que realmente importa: estratégia e produto. Este é o grande salto que o BTO proporciona internamente, além de simplificar uma área complexa para as empresas, especialmente para novas companhias, a conciliação fiscal e contábil.  

Mais do que planilhas, a expertise de uma equipe externa especializada em aplicar tecnologia ao serviço da área contábil, fiscal, financeira e de folha de pagamento, significa gerenciamento orçamentário em tempo real e a conciliação de todas as atividades contábeis diariamente, além da rastreabilidade de informações dentro do sistema quando aplicado uma solução ERP de alto desempenho, especialista em auxiliar o crescimento de negócios tech com operações digitais complexas.  

Na prática, o BTO é um investimento na maturidade da gestão e da cultura organizacional para que as empresas possam focar em fazer o que fazem de melhor: desenvolver soluções úteis para cada vez mais clientes. Só que agora com total controle sobre os indicadores, com dados atualizados em tempo real e relatórios gerados por inteligência artificial para guiar decisões estratégicas que atendam às metas da empresa, seja de expansão, integração, fusões, entre outras. 

Em um setor competitivo como o de tecnologia, ter segurança para poder focar no core business do negócio é um ganho de competitividade que as empresas tech que unem tecnologia a diversos setores do mercado, não deveriam abdicar. O BTO é uma alavanca estratégica para escalar com agilidade, sem perder o controle. Afinal, redesenhar modelos de negócio para serem mais inteligentes e efetivos exige método e é isso que uma equipe com mais de 30 anos apoiando empresas em fase de expansão, como a B2Finance, entrega com essa parceria. 


Legenda:
Créditos:
Legenda:
Créditos: